Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Boletim RH - Edição 20 - dezembro - 2009 - Mais alguns alertas sobre o FAP
 
 
MAIS ALGUNS ALERTAS SOBRE O FAP
 
Por
Soraya dos Santos Pereira
Assessora Jurídica do SICEPOT-PR
 
            Em contato com várias empresas do setor percebemos que a maioria esmagadora possui elementos suficientes para interpor recurso administrativo em face do FAP que lhes foi atribuído.
 
            Em alguns casos foram detectadas duplicidade de informação: aplicação do evento “auxílio-doença” e “acidente do trabalho” decorrente de um único fato para período idêntico de um empregado. Em outros casos verificou-se a ocorrência de “acidentes do trabalho” totalmente desconhecidos da empresa e assim por diante.
 
Situação comum é a disparidade encontrada no confronto entre o resultado do cálculo elaborado pelo INSS e o resultado obtido através do cálculo elaborado pela empresa. Em tais casos, mesmo considerando-se corretas as informações fornecidas pelo INSS, o FAP atribuído pelo INSS é, invariavelmente, maior que o calculado pela empresa.
 
            No mês de novembro de 2009 foram realizadas duas palestras sobre o FAP na sede do SICEPOT-PR e também foram editados dois boletins tratando do assunto o que colocou as empresas em estado de alerta incentivando-as a interpor o recurso administrativo nos casos em que couber.
 
            Ocorre, todavia, que o INSS está se recusando em receber os recursos com base no informativo nº 54 da Coordenação Geral de Controle e Avaliação da Rede de Atendimento. Referido boletim estabelece o seguinte:
 
“1 – Comunicamos que ainda não foram definidos pelo Ministério da Previdência Social, os procedimentos a serem adotados para os casos de solicitação de recurso das empresas que não estão de acordo com o resultado do FAP, publicado no Diário Oficial da União – DOU e instituído peo Decreto 6.957 de 09/09/2009.
 
2 – No caso de solicitação de informação ou de intenção de protocolar recurso, a empresa deve ser orientada a aguardar a publicação desses procedimentos.
 
3 – Salientamos que daremos conhecimento do fluxo e dos procedimentos, tão logo o Ministério da Previdência social nos encaminhe a decisão de como a solicitação deverá ser tratada.”
 
 
Entendemos que o referido informativo não tem o condão de suspender o prazo para a interposição do recurso, muito pelo contrário, poderá fazer com que as empresas menos avisadas percam o prazo e, conseqüentemente, o direito de ação uma vez que o recurso administrativo é pré-requisito de admissibilidade para a ação que pretender dirimir a controvérsia ou inconsistência. Lembre-se: Informativo é um expediente sem qualquer valor legal.
 
Ademais disso, é importante lembrar que, no site oficial da Previdência Social, prevalece a informação de que o prazo para a interposição do recurso expira no dia 31/12/2009. (vide http://www2.dataprev.gov.br/fap/FaqFAP.pdf - sessão de “perguntas freqüentes” – resposta à pergunta nº 59: “O art. 303 do regulamento do regime Geral da Previdência Social permite interpor recurso que deverá também seguir por analogia os prazos definidos na Portaria Interministerial 254, de 01 de novembro à 31 de dezembro, junto às JRP e CRPS.”)
 
Idêntica informação tem saído, em vermelho, no rodapé dos extratos do FAP retirados pelas empresas junto ao site oficial.
 
Resta-nos, portanto, o compromisso de alertar as empresas do setor no sentido de não se resignar diante da recusa do INSS em receber o recurso. Em tais casos, sugerimos as seguintes cautelas:
 
a)                   Guarde declaração de pessoa que acompanhou o representante da empresa até o INSS e testemunhou a recusa ao recebimento do recurso.
b)                   Encaminhe o recurso via correios, através de carta registrada e com “AR”, fazendo constar no espaço reservado para “informações do conteúdo” - no verso da cártula do AR - o seguinte: “Encaminha recurso administrativo do FAP atribuído à empresa remetente em ..(inserir o número) laudas diante da recusa em recebê-lo via protocolo – cópias autenticadas em poder da remetente ”
c)                   Guarde a fotocópia autenticada do recurso que foi encaminhado por via postal.
d)                   Caso o INSS edite uma Portaria renovando o prazo para interposição do recurso, protocole-o mesmo que já o tenha enviado pelos correios.
 
A prevenção é o melhor remédio!
 
 
           
 
           
Enviar esta página Versão para impressão
Veja mais: Boletim RH
Boletim RH - Edição 27 - Fevereiro - 2011 - Ponto Eletrônico e seus mitos
Boletim RH - Edição 26 - novembro - 2010 - Compensação da Dispensa do Fim de Ano
Boletim RH - Edição 25 - julho - 2010 - Informa o fechamento da CCT entre o SICEPOT-PR e o SINTRAPAV
Boletim RH - Edição 24 - Junho - 2010 - Como proceder diante da Ausência de Convenção Coletiva de Trabalho na data base da categoria
Edição 23 - Março - 2010 - Implicações do alcoolismo no trabalho e os cuidados que a empresa deve adotar em relação a este assunto tão delicado
Boletim RH - Edição 22 - Fevereiro - 2010 - Programa Empresa Cidadã e a Prorrogação da Licença Maternidade
Boletim RH - Edição 21 - Dezembro - 2009 - Final de Ano Atenção ao período de Férias Coletivas e Individuais
Boletim RH - Edição 19 - novembro - 2009 - Mais algumas informações sobre o FAP
Boletim RH - Edição - 18 - outubro - 2009 - Impacto da Redução de Jornada Fique Alerta!
Edição - 17 - setembro - 2009 - Obrigatoriedade da Contribuição Sindical
Edição - 16 etembro - A Importância do Controle da Jornada de Trabalho
Edição - 15 - agosto - 2009 - Trabalho Autônomo e Vínculo Empregatício
Edição 14 - julho - 2009 Adicional de Periculosidade
Edição 13 - maio - 2009 Preparando-se para a Data Base
Edição 12 - maio - 2009 Indenização Adicional nas Rescisões dos Contratos de Trabalho...
Edição 11 - abril - 2009 - Transferencia do Local de Trabalho
Edição 07 - janeiro - 2009 - Ausências Legais - Motivos que impedem o desconto da falta ao serviço
Edição 10 - março - 2009 - Respeito no Ambiente de Trabalho
Edição 09 - fevereiro - 2009 - Duração da Jornada Normal de Trabalho
Edição 08 - fevereiro - 2009 - Cesta Básica
| Página 1 de 2 | Próxima »


Cadastre-se aqui para receber nossas novidades em seu e-mail:

© Copyright 2009 | SICEPOT - PR Avenida Presidente Getúlio Vargas, 4250 - Vila Izabel
CEP: 80240-041 - Curitiba / Paraná - Fone: (41) 3069-1120 - (41) 3153-1101
Desenvolvido por InternetStyle | 2009