Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Conheça o SICEPOT-PR

A trajetória histórica do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná - SICEPOT-PR - teve início no 1º semestre do ano de 1985. Naquela época, empresários da indústria da construção de estradas, pontes, portos, aeroportos, barragens e pavimentação, que exerciam suas atividades no estado do Paraná, concluíram que era oportuna a fundação de uma associação profissional que pudesse defender os interesses do empresariado da chamada “Construção Pesada”, considerando as peculiaridades do setor e sua desenvoltura no Paraná. 

A participação decisiva de empresários como; Cássio Bittencourt Macedo, Cláudio Manoel de Loyola e Silva, Hugo Garbaccio, Flávio Chagas Lima, Sergio Piccinelli, Ézio Ernesto Calliari, Raúl Osório de Almeida, Sérgio Chaves Cavalcante, capitaneados por José Alberto Pereira Ribeiro, resultou na fundação, em 19 de junho de 1985, da Associação Profissional da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado do Paraná, com o aval de 48 empresas do setor. Seu primeiro presidente, eleito por aclamação, foi José Alberto Pereira Ribeiro. A Associação foi registrada na Delegacia do Trabalho no Estado do Paraná em 20 de setembro de 1985.

No mesmo ano de 1985, em assembléia geral extraordinária realizada em 22 de novembro, decidiu-se pela transformação da Associação em sindicato. Nessa oportunidade, nascia, então, o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado do Paraná – SICEPOT-PR. O registro do Sindicato no Ministério do Trabalho foi concedido em 28 de maio de 1986, através da Carta Sindical registrada no Livro 101, Página 081 do Ano de 1986. A primeira eleição de diretoria, conselho fiscal, delegados representantes e respectivos suplentes do Sindicato se deu em 18 de agosto de 1986. A eleição do presidente, distribuição de cargos e posse da diretoria aconteceu em 22 de agosto de 1986. O primeiro Presidente eleito do Sindicato foi José Alberto Pereira Ribeiro e, sua diretoria se compôs assim: 1º Vice-Presidente: Cássio Bittencourt Macedo; 2º Vice-Presidente: Cláudio Manoel de Loyola e Silva; 1º Secretário: Hugo Garbaccio; 1º Tesoureiro: Joel Malucelli e 2º Tesoureiro: Máximo Pinheiro Lima Júnior. 

A filiação do SICEPOT-PR à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP/PR) e à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi decidida em assembléia realizada em 22 de agosto de 1986.

Em 27 de setembro de 2004, decidiu-se pela alteração da denominação do Sindicato, criação de diretorias específicas e pela identificação de todas as atividades abrangidas pela construção pesada. O Sindicato, a partir de então, passou a ser denominado Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná, mantida a logomarca SICEPOT-PR. Nessa oportunidade, visando um melhor atendimento das empresas associadas, e respeitando as especificidades de cada sub-setor, foram criadas as diretorias: Administrativo-Financeira; do Setor de Infra-Estrutura; do Setor de Grandes Estruturas, Obras de arte Especiais, Montagens e Hidrelétricas; do Setor de Saneamento e Gasodutos e do Setor de Consultoria.

A Partir de então, conforme seus Estatutos, “O SICEPOT-PR é o representante legal das empresas cuja atividade abranja a construção de estradas, pavimentação, terraplenagem, pontes, portos, canais, viadutos, túneis, gasodutos, ferrovias, barragens, usinas hidrelétricas, termelétricas, aeroportos, montagem, obras de saneamento, irrigação e drenagem, engenharia consultiva, incluindo-se também a representação legal de empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos que tenham por objeto as atividades aqui relacionadas às áreas abrangidas por esta categoria da “Indústria da Construção Pesada”. A representação patronal das concessionárias e permissionárias de serviços públicos está restrita às empresas privadas cuja finalidade social esteja identificada com as atividades representadas pelo SICEPOT-PR nos casos em que o exercício de tais atividades seja realizado através de permissão e/ou contrato de concessão de serviços públicos. No que se refere à atividade de saneamento a representatividade patronal se restringe às empresas cujo objeto social esteja diretamente relacionado à Construção Pesada, excluindo-se as empresas que tenham por finalidade social o ramo específico da Indústria da Construção Civil”.

A finalidade essencial do Sindicato é a de representar, perante o poder público e as entidades privadas, a categoria econômica da Indústria da Construção Pesada ou os interesses individuais dos seus associados, nos termos da lei. Compete também ao Sindicato assegurar soluções que garantam condições para que seus associados possam empreender suas atividades, consubstanciando-se como empresas, através do fortalecimento da categoria.

O SICEPOT/PR, desde sua fundação, primou por: colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social e da subordinação dos interesses econômicos ao interesse nacional; manter serviços de orientação, consultoria e assistência técnica, econômica e jurídica para as suas associadas, visando à proteção da categoria econômica representada; manter uma Comissão de Política e Relações do Trabalho com a finalidade de assistir as empresas do setor visando à solução e conciliação de conflitos coletivos do trabalho, inclusive para intermediação das negociações que visem à celebração de Convenção Coletiva de Trabalho ou a conciliação em Dissídios Coletivos; promover pesquisas técnicas, jurídicas, econômicas e financeiras visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico de seus associados; estimular a formação técnica da mão-de-obra do setor desenvolvendo programas de qualificação em conjunto com os sindicatos que representam os profissionais do setor; firmar convênios com órgão de formação profissional e de ensino básico, bem como, acordos de cooperação com empresas especializadas em serviços que interessem à categoria; diligenciar para que os órgãos públicos mantenham suas tabelas referenciais de preços, com parâmetros para as licitações públicas, perfeitamente adequadas ao mercado e aos encargos sociais determinados pelos Ministérios do Trabalho e da Previdência Social, inclusive aqueles estabelecidos nas Convenções Coletivas de Trabalho ou em acórdãos de Dissídios Coletivos, bem como quanto aos tributos Federais, Estaduais e Municipais; estruturar, em conjunto com os sindicatos representantes das classes profissionais, Comissão de Conciliação Prévia, nos termos da lei.

Colaboradores que ocuparam a presidência do Sindicato desde a sua criação: José Alberto Pereira Ribeiro (1985 – 1995 e 2001 – 2004), Carlos de Loyola e Silva (1995 – 2001) e Sergio Piccinelli (2004 – até a data).

O SICEPOT-PR mantém sua sede em Curitiba, capital do estado do Paraná, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 4.250, Bairro Vila Izabel.

O futuro do SICEPOT-PR ainda será escrito, mas seu sucesso, desde já, está garantido, em honra daqueles que o fundaram e por estar fortemente embasado na união de esforços dos empresários do setor da construção pesada do estado do Paraná.

Enviar esta página Versão para impressão


Cadastre-se aqui para receber nossas novidades em seu e-mail:

© Copyright 2009 | SICEPOT - PR Avenida Presidente Getúlio Vargas, 4250 - Vila Izabel
CEP: 80240-041 - Curitiba / Paraná - Fone: (41) 3069-1120 - (41) 3153-1101
Desenvolvido por InternetStyle | 2009